Dia das Mães – À Minha Amada mãe, Virginia

Arquivo pessoal.

Arquivo pessoal.

 

Há certas ocasiões em que as palavras me fogem, e não fazem elas tal em decorrência de minha timidez, fogem elas pela singularidade dessas ocasiões, fogem elas por temer sua inutilidade. Pois que são palavras sem sua significação? Que são palavras sem poesia? Que é poesia, senão a percepção do belo? E, então, que são palavras sem a beleza de sua significação?

Correndo o risco de ser repetitivo – e, de fato, estou sendo – há ocasiões em que as palavras são insuficientes, palavras que palavras para descrever não fazem jus, sentimentos que transcendem o mero sentimentalismo, e pessoas que meras palavras não fazem jus. Uma destas palavras, também pessoa: mãe, ou, no meu “nordestinês”, mainha.

Palavra-pessoa que acompanha palavra-sentimento: amor; tal palavra, então, é poesia, percepção do belo, é palavra que palavras não fazem jus em descrever, significação de tantas outras mil palavras, motivação de uma perpétua verborragia poética que sintetizo em poucas e sinceras palavras, hoje e em toda homenagem, em dedicatória: “Rosas perpétuas”.

Por que “rosas perpétuas”? Dá-se rosas em homenagens como símbolo de afeto, de amor, porém essas murcham tão rapidamente que desfazem o simbolismo, não fazem jus ao que figuram, e, portanto, se houvesse eu de dar rosas, quereria eu existisse uma que nunca murchasse, para bem figurar tão nobre palavra, homenageando tão preciosas pessoas. Daria eu, então, perpétuas rosas.

Agora, sem que fujam igualmente com as palavras os pensamentos, neste dia, segundo domingo de maio, perpetuo toda minha gratidão a Deus pela vida de minha amada mainha, Virginia. Sou grato a Deus e o louvo pelo teu desmedido amor por mim, em todos os seus desdobramentos (em atitudes, palavras, nas sábias instruções e conselhos, etc.), e pelo genuíno caráter cristão, no qual me espelho.

 

A ti, neste dia, dedico rosas perpétuas! Feliz dia das mães!

 

Tarciso Rodrigues Martins

 

Deixe um comentário

