Negro Coração

 

Dizem os modernos românticos “siga o seu coração” ou “confie no que seu coração diz”. Ó, que engano! Seguir o coração é qual seguir, na escuridão, um cego, por um caminho que beira um precipício. É uma caminhada tortuosa no caminho que se chama miséria, no caminho que se chama morte. Seguir o coração é viver o mais imoral hedonismo.

Porventura alguém dirá que exagero em minhas palavras? Dizem as Escrituras: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). O coração do homem é tão negro quanto a escuridão e tão perverso quanto o mal pode ser; se há algo que restringe a vileza do coração do homem natural é a graça comum de Deus.

Este romantismo quanto ao coração humano, quanto a sua natureza, é tão atrativo quanto o queijo na ratoeira é para o rato, e é algo que merece vigilância. É erro comum ao homem racionalizar os próprios pecados e, com o tempo, a consciência ser cegada, de forma que o mal parece bem, de forma que “seguir o coração” parece uma sábia ideia.

Refletindo sobre a onipresença e onisciência de Deus, pede o salmista ao Senhor: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” (Salmos 139:23). Não o pede, porém, que o sonde por pensar que Deus não o conhece – isto seria absurdo! – Pede para que o mostre o quão pecaminoso é seu coração, pede para que aqueles pecados que lhe são tão comuns, que não mais os enxerga, ou aqueles que os comete por ignorância lhes sejam escancarados.

É algo indefensável para o cristão o “seguir o coração”. Quando olhamos para os nossos corações, deveríamos concordar com o teólogo e pregador do século XVIII Jonathan Edwards, que afirmou: “Quando olho para meu coração e enxergo minha iniquidade, ele parece um abismo infinitamente mais profundo do que o próprio inferno.”. E, então, importunarmos o trono da graça, com lágrimas, arrependidos, clamando por um coração puro.

 

Soli Deo Gloria!

 

Tarciso Rodrigues.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s