Um Lago de Morte

Lago Natron, Tanzânia. Imagem em: http://www.africanatravel.se/lake_natron.php
Lago Natron, Tanzânia. Imagem em: http://www.africanatravel.se/lake_natron.php

 

Ontem me deparei com uma matéria curiosa, um lago na Tanzânia, onde os animais que, ali, ousam entrar ou, ali, caem, são ‘calcificados’, o Lago Natron (veja a matéria aqui). Então, veio-me a mente usar tal matéria como metáfora para um texto. Ei-lo:

 

Vejo distante um lago turvo e avermelhado. Ó, mantenha-se distante, tu que, agora aqui, nestes campos verdejantes, já vieste daquelas cercanias ou de seus encantos escapastes; ali há perigos de morte, quais aqueles perigos na história do peregrino, dos homens que, levados pelos seus próprios interesses, arremessaram-se no poço de uma mina de prata e, naquele lugar, apenas vislumbraram efêmeros tesouros e encantos, pois, mui breve, encontraram desespero e morte.

Não, deste lago não te aproximes, não voltes para desbravar os efêmeros encantos de seu mundo em águas turvas e escarlates; ali, às margens, estão quais estátuas aqueles que se atreveram a imergi-lo. Veja, ali, aquela medonha figura, em sal, não é aquela que, tolamente, olhou para trás, desejosa pelas riquezas que deixara naquela cidade consumida pelo fogo da santa ira? Uma frase ressoa nas imediações dali, aconselhando aqueles que se achegam às fronteiras daquela terra: “Lembrai-vos desta mulher, lembrai-vos da mulher de Ló.”.

Este lago não é, senão, as riquezas deste mundo. Não são outros aqueles que ali tornam ou ali imergem, senão aqueles que, tendo conhecido de palavras e professado em insinceridade serem cristãos, logo se renderam aos seus olhos cobiçosos e seus corações enganosos e tornaram a caminhos que lhes pareciam corretos e, agora, sete vezes piores, tão prontos encontrarão a morte; ou aqueles, como o jovem, que amam e entronam suas efêmeras riquezas.

Ó, tolo homem, não caias em cobiça, nem te iludas com este mundo e seus caminhos tortuosos, pois, certamente, são caminhos de morte. Não é a escarlata daquele lago senão o sangue dos que ali se perderam. Ó, homem, se caíste, firma teus joelhos e arrepende-te tão pronto como for possível. E a ti que estás de pé, está a palavra do apóstolo: “Cuida-te para que não caias.”.

 

Glória somente a Deus!

 

Tarciso Rodrigues.

 

Um comentário em “Um Lago de Morte

Deixe um comentário